Workshops\Teatro de Improviso - Nível 1

Workshop Teatro de Improviso - Nível 1

com João Pinto Dias

Datas: 29 de Novembro a 20 de Dezembro 2017

Horário: Quartas-feiras das 19h00 às 23h00

Destinatários: maiores de 16 anos

Valor: 120€

 

Pré-requisitos

Não há. Os participantes não precisam de ter qualquer tipo de experiência de palco.

Apenas se pede que estejam disponíveis para trabalhar em grupo de uma forma criativa, descontraída e bastante divertida.

 

Introdução e objectivos gerais:

A Improvisação pode ser definida como um processo criativo através do qual utilizamos os recursos de que dispomos na tentativa de superar os obstáculos que num dado momento nos impedem de alcançar um determinado objectivo. 

Neste workshop pretendemos trabalhar a capacidade de improviso de cada um numa perspectiva teatral. Espera-se desta forma que os participantes sejam capazes de criar histórias simples em conjunto, nas quais as respectivas personagens tenham um ou mais problemas para resolver. O objectivo principal da oficina consiste assim em arranjar um final simples e coerente para cada história. Para o fazer da forma mais rápida e eficaz possível, torna-se fundamental trabalhar em equipa. Por esse motivo, os participantes são constantemente convidados a aceitar e inclusivamente a abraçar as propostas dos colegas. A imaginação, a espontaneidade e o poder de decisão são também postos à prova como forma de superar os obstáculos que forem lançados ao grupo.

 

Outros objectivos específicos:

- Desenvolver/testar a atenção, a concentração e a memória de cada um;

- Criar o hábito de tomar decisões importantes em curtos intervalos de tempo;

- Reconhecer as mais-valias de cada um e aprender a sair das zonas de conforto;

- Aprender a aceitar e a lidar com o "erro";

- Fomentar o trabalho de equipa e criar dinâmicas de grupo;

- Melhorar a capacidade oratória e argumentativa de cada um e combater a timidez;

- Conseguir cumprir os objectivos anteriores de uma forma descontraída.

 

CV/Bio do Formador

joao pinto disas.png

João Dias é actor desde 1989 e teve a sua primeira formação profissional em teatro de improviso em 2008, com as actrizes Sanne Leijenaar e Caeli Gobbato. Foi um dos fundadores do grupo d'Os Improváveis, no qual trabalhou de 2008 a 2011. Nesse mesmo ano fundou o grupo de comédia de improviso d'O Cão Comeu O Guião, no qual exerce a dupla função de actor e director artístico. Em 2013 foi co-fundador dos Group ImProgress, onde trabalha como actor. Actua frequentemente com outros grupos nacionais, no papel de improvisador convidado. 

Frequentou cursos de formação avançada em improv comedy no iO Theatre e Second City em Chicago (2010) e no Impromadrid Teatro S.L. em Madrid (2013). Desde então tem frequentado diversos cursos intensivos de teatro de improviso - construção de histórias de longo formato, criação de personagens, interacção com o público e improviso musical - com reputados formadores estrangeiros, nomeadamente: Omar Argentino Galván, Daniel Nascimento, Gustavo Miranda, Stephen Thorthon, Inês Lucas e Ángela Conde.

Também faz animações para empresas e outros particulares e lecciona cursos e workshops de improviso na Act desde 2013.