Workshops\Actualizando as Acções Físicas de Stanislavski

Workshop "Actualizando as Acções Físicas de Stanislavski"

VLemos

com Vítor Lemos, actor e director teatral

 

Datas: 13 a 29 de Setembro 2017

Horário: Quartas e Sextas das 19h00 às 22h00

18 horas

140€

 

O workshop oferecerá uma perspectiva do método das ações físicas de Stanislávski atualizada pelo pensamento contemporâneo a fim de oferecer alternativas para o ator enfrentar os impasses que cercam a ficcionalidade da cena e as expectativas, sobre ela depositadas, em tornar-se um acontecimento vivo. 

Através de exercícios diversos e improvisações a partir de fragmentos de textos dramáticos, serão desenvolvidos estudos em que as noções de “escuta” e “presença” serão tratadas e reconhecidas como efeitos da desestabilização, no ator, de noções identitárias. A "personagem" passa a ser entendida como uma "tessitura de ações”, ou seja, a manifestação de outros modos de “ser/fazer" do ator que se revelam na relação com o parceiro de cena.

 

Vítor Lemos: é actor, director teatral com mais de 30 espectáculos no currículo. Sua tese de doutoramento, defendida pela PUC-RIO em convênio com University of Copenhagen, leva o título "Drama e subjetividade na atuação contemporânea: uma apropriação das ações físicas de Stanislavski”. Estudou no GITIS - Academia russa de artes teatrais. Foi um dos idealizadores e coordenador do Curso de Teatro da Universidade Cândido Mendes, considerado o mais conceituado curso de formação de atores da Cidade do Rio de Janeiro. Recentemente, foi convidado a assumir a coordenação geral da EPAOE/Chapitô, em Lisboa.

Testemunhos das actrizes Karina Ramil e Helena Varvaki: 
https://www.youtube.com/watch?v=b_I6sOgnB3w&feature=youtu.be

(Karina Ramil  é uma actriz premiada e actualmente faz parte do elenco de "Porta dos Fundos". Helena Varvaki é uma actriz que se formou em Atenas/Grécia. Recentemente recebeu quatro indicações para o Prémio de Melhor Actriz com o espectáculo "A Outra Casa"). É Mestre em teatro pela UNIRIO. Desde 2002 trabalha como preparadora de actores, principalmente junto à Rede Globo.)